Ir para o conteúdo

5 coisas para NÃO fazer na reforma do banheiro

Na hora de dar uma cara nova à sua casa é necessário estar atento aos mínimos detalhes e saber que existem coisas possíveis e as não tão recomendadas. Em momentos assim, ter um bom planejamento é a chave para uma obra objetiva e com bons resultados. Mas, caso tenha dúvidas de por onde começar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a economizar tempo quando o assunto é banheiro!

Hora de reformar o banheiro: 5 dicas do que NÃO fazer

Com o passar do tempo, os banheiros ganharam caras e objetivos diferentes. Hoje, podemos pensar nesse ambiente como um lugar de descanso e relaxamento. O uso de cores, materiais, fragrâncias e decorações, por exemplo, podem causar diversas percepções e sensações aos moradores da casa. Porém, quando pensamos em reforma, precisamos considerar não apenas na estética, mas, na funcionalidade e praticidade do cômodo.

Veja abaixo algumas dicas para não errar na hora da reforma de seu banheiro:

1. Ignorar as alternativas simples

Nem sempre um serviço trabalhoso é sinônimo de um serviço bem feito. Por isso, antes de se preparar para uma obra complexa apenas por estética, analise melhor as possibilidades e veja se uma boa decoração não será o suficiente para chegar aonde você deseja. Considere o uso de papéis de parede, revestimento sobreposto, troca da iluminação etc.

2. Dispensar o trabalho de um bom profissional

Quando se trata de algo pequeno, tendemos a pensar que somos capazes de realizar tudo por nós mesmos. O que nem sempre é uma inverdade. Porém, buscar o auxílio de um profissional qualificado, provavelmente, reduzirá o esforço despendido ao trabalhar por conta própria.

3. Esquecer os caimentos

As pias amplas e retas são um exemplo de beleza, mas, nem sempre, de boa funcionalidade. Antes de comprá-las, esteja ciente que a falta de caimento pode ser um problema quanto ao acúmulo de água e sujeira. Mesmo caso dos ralos. Em caso de obras no box, fique atento ao declínio e escoamento da água para não haver elevações em locais incorretos, nem saliências que coloquem sua família em perigo.

4. Desconsiderar a umidade

Os banheiros, geralmente, são os cômodos mais úmidos da casa e isso exige cuidados especiais. Se seu banheiro não conta com ventilação e iluminação natural, investir em exaustores é a melhor opção para evitar o surgimento de mofo. Para não dar de cara com infiltrações, a manta impermeabilizante é essencial em todos os lugares necessários, principalmente na área do box.

5. Desrespeitar as regras do condomínio

Essa dica é valida para qualquer obra, independentemente do lugar onde será realizada. Antes de começar a reforma, entre em contato com o síndico e veja as regras do prédio quanto à estrutura e mudanças permitidas. Se possível, converse com o vizinho que mora abaixo de sua casa. Em muitos casos, ele será um facilitador pra você e deve estar ciente do que acontece.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a reformar seu banheiro de forma otimizada e que o resultado seja satisfatório para você e sua família!

Role para cima