Ir para o conteúdo

Como funciona a linha de transmissão?

como-funciona-a-linha-de-transmissao

 

Provavelmente você já se perguntou como chega até sua casa a luz que ilumina seu quarto ou de onde o potente ventilador da sala consegue extrair tanta energia para que possa funcionar. São questionamentos compreensíveis, pois, apesar de lidarmos diariamente com a energia elétrica, nos limitamos apenas em saber que ela é fornecida por uma companhia elétrica.

Por isso, é necessário ampliar os conhecimentos e descobrir o que são as linhas de transmissão, como elas funcionam e de que maneira são tão presentes em nossa rotina.

Antes de nos aprofundar no assunto, é necessário conhecer as formas de se produzir energia. Tendo dimensão de como a energia elétrica é gerada, é possível ter um entendimento completo de todo o trajeto que a energia elétrica faz até chegar em sua casa.

É valido saber que existem diferentes tipos e maneiras de gerar energia elétrica, como por exemplo:

  • a energia solar;
  • a energia hidrelétrica;
  • a energia termelétrica;
  • a energia eólica;
  • a energia nuclear etc.

Cada uma de suas maneiras conseguindo produzir energia elétrica que chega até nós, mas não antes de algumas etapas.

Já conhecendo os diferentes tipos de se gerar energia elétrica, é válido ressaltar que pelas características, os locais onde se gera energia acabam por se localizar afastados de locais com grande concentração populacional, com o intuito de aproveitar de maneira mais eficiente a extração dessa energia e também para segurança de toda a população.

Mas, o que é uma linha de transmissão?

Entramos na questão da linha de transmissão. A função delas é construir uma estrutura suficientemente preparada para distribuir a energia produzida até a casa das pessoas, ou melhor, até o consumidor final.

Existem algumas etapas até que a energia chegue até nós, a primeira passa pelas torres de transmissão, que são aquelas estruturas grandiosas de metal, que costumam estar em locais isolados. A sua estrutura sustenta cabos de alta tensão que geralmente são revestidos para suportar as altas cargas de energia.

Logo em seguida temos as subestações de transmissão. Elas são equipadas com geradores que irão redirecionar a energia, dissipando toda a grande concentração de força, a enfraquecendo consideravelmente para que possa ser suportada nas suas próximas etapas.

Em seguida as subestações de distribuição se encarregam em receber a energia, rebaixar o nível da tensão e conduzir aos destinatários. Após essa etapa vem a fase de distribuição de energia. A partir desse momento já é possível alcançar os postes, que com o auxílio dos transformadores, diminuem ainda mais a tensão, para chegar de forma segura até as casas da população.

Em todas essas etapas, as linhas de transmissão se fizeram presentes, auxiliando para que a energia chegasse de forma segura até as residências.

Conclusão

Esperamos que nosso artigo tenha alcançado o objetivo de informar sobre o que é uma linha de transmissão e, como elas estão presentes em nosso cotidiano, mesmo estando tão distantes, através de processos complexos e fundamentais.

Em caso de dúvidas e maiores informações sobre esse e outros assuntos, estamos sempre à sua disposição! Entre em contato.

Role para cima