Ir para o conteúdo

O que é arquitetura empresarial e como usar em sua empresa

arquitetura empresarial

 

O primeiro passo para uma gestão empresarial de qualidade é conhecer e reconhecer os pontos integrantes de seu negócio. A partir desta análise é possível investir e manter os pontos positivos, obtendo melhores resultados.

Para que esse mapeamento seja feito, as técnicas da arquitetura empresarial podem e devem ser usadas como forma de auxílio nesse trabalho. Entretanto, se você ainda não sabe o que isso significa, nós separamos um guia rápido com a definição e como colocar em prática o modelo de arquitetura empresarial em sua empresa. Acompanhe abaixo:

O que é arquitetura empresarial?

Para alguns, a definição de arquitetura empresarial (ou arquitetura corporativa) pode parecer um pouco difusa, uma vez que abrange muitos aspectos dentro de um negócio a nível estratégico, tático e operacional. Porém, seu significado é de simples compreensão.

Segundo definição encontrada no livro Enterprise Architecture at Work, de Marc Lankhorst, podemos entender a arquitetura empresarial como:

“Um conjunto coerente de princípios, métodos, e modelos que são utilizados na concepção de uma estrutura organizacional de uma empresa, além de seus processos de negócios, sistemas de informação, e infraestrutura.”

Ou seja, através desse conjunto de ações é possível ter a dimensão estrutural de uma empresa a fim de compreender como as peças se relacionam entre si e também com o ambiente externo, reconhecendo as capacidades e defasagens do negócio e buscando soluções para seu bom funcionamento.

Por que adotar o método de arquitetura empresarial?

Por uma razão muito simples: não há como administrar algo que você não conhece. Considerando que a arquitetura procura analisar as diversas camadas existentes em um negócio a fim de compreender seu funcionamento, podemos utilizar dela para buscar um conhecimento mais profundo sobre a empresa e assim adotar medidas que contribuam para um melhor desempenho dela.

Sendo assim, as tomadas de decisão serão mais simples e acertadas, uma vez que você possui todas as informações sobre seu próprio negócio de maneira bem estruturada e, por consequência, pode visualizar de forma muito mais clara quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Como usar a arquitetura empresarial a seu favor?

Atualmente, existem diversos softwares em desenvolvimento e agências que podem te ajudar a realizar o processo de arquitetura empresarial para sua empresa. Com eles você pode ter acesso a um relatório complexo e detalhado em que as diversas camadas ou arquiteturas são delimitadas e, a partir dali, você pode conhecer melhor seu negócio e aplicar as técnicas necessárias que favorecerão seu crescimento.

Entre as ferramentas mais utilizadas estão:

  • Matriz SWOT: a ferramenta mapeia e analisa ambientes internos em suas forças e fraquezas, e externos, a partir das oportunidades e ameaças com o objetivo de potencializar a representação da empresa no mercado.
  • Balanced Scorecard: utilizada para acompanhar os progressos da empresa a partir das perspectivas financeiras, de mercado, de processos interno e de aprendizado.
  • Modelo de Negócio Canvas: método cada vez mais utilizado por startups, que busca preencher requisitos que vão desde relacionamento com o cliente até custos.

Esperamos que nosso guia tenha esclarecido possíveis dúvidas e que você alcance seu objetivo de crescer empresarialmente! Acesse nosso Site!

Role para cima