Ir para o conteúdo

Secadores de grãos: conheça os diferentes tipos

Secador de Grãos - rcwell.com.br

 

O agronegócio e a indústria utilizam diariamente diversos equipamentos e maquinários que aperfeiçoam o processo de produção e facilitam a execução de tarefas. Os secadores de grãos são um bom exemplo da importância desses instrumentos. Principalmente se você é agricultor, é preciso entender a necessidade da armazenagem correta de grãos para o seu negócio e o prejuízo que pode vir a sofrer caso ela não seja feita da maneira correta.

Quando colhidos, os grãos costumam apresentar uma alta concentração de umidade e se não passarem pela etapa de secagem pode acabar se deteriorando. A forma como o grão é secado é essencial para determinar sua qualidade final. Por isso, o processo de secagem e armazenagem é indispensável. Ele ajuda a preservar as propriedades físicas e químicas desde o momento da colheita.

A secagem baseia-se no aumento da temperatura do ar, diminuindo sua umidade e, por consequência, a umidade dos grãos. Desse modo, a principal função dos secadores de grãos é reduzir a umidade do produto e garantir que ele estará em perfeitas condições para ser armazenado e comercializado sem que sua integridade seja comprometida, visto que estudam apontam que a estimativa é que 10% de toda a produção nacional de grãos se perca na etapa de secagem e armazenamento.

Tipos de secagem e de secadores

Existem no mercado diferentes tipos de secadores de grãos e cada um deles atende a necessidades específicas. Por isso, é preciso estar atento na hora de escolher.

A secagem pode ser natural, quando utiliza as energias do sol e do vento para remover a umidade da semente. Ou artificial, quando faz uso de equipamentos como os secadores em questão.

Os secadores podem ser contínuos ou intermitentes. No primeiro caso os grãos passam apenas uma vez pelo secador. Já no segundo, eles passam inúmeras vezes pelo processo.

Os modelos mais comuns são os secadores tipo Cascata e o de Fluxos Cruzados. Saiba mais sobre eles:

1. Secador cascata

Possuem corpo formado por calhas montadas em módulos uns sobre os outros. Os grãos passam por dentro dessas calhas e entram em contato com o ar aquecido, diminuindo assim seu nível de umidade de maneira uniforme.

2. Secador fluxos cruzados

Este tipo exige um cuidado maior, pois sua temperatura é consideravelmente mais alta e pode acabar prejudicando a qualidade e integridade do produto. Nesse processo os grãos entram contato com o ar através do movimento entre as duas chapas metálicas perfuradas para que sua umidade seja reduzida.

Benefícios do uso de secadores de grãos

As vantagens são diversas e algumas das principais são:

  • Evita perdas na colheita;
  • Garante a qualidade dos grãos;
  • Mais praticidade e agilidade;
  • Maior capacidade de checagem;
  • Gera mais produtividade;
  • Permite planejar a colheita com antecedência;
  • Reduz o teor de umidade dos grãos.

Quer saber mais? A Futura Construtora entende do assunto e pode te ajudar. A empresa possui vasta experiência e busca sempre prezar pela excelência dos seus serviços e pelo bom atendimento ao cliente. Entre em contato conosco para saber mais detalhes. Estamos à disposição!

Role para cima